Quais os principais sinais de câncer na próstata?

By

Você conhece os principais sinais que podem indicar o sinais de câncer na próstata? Atente-se a este texto e fique ligado!

O câncer de próstata é o segundo tumor maligno que mais faz vítimas entre os homens, só perdendo para o câncer de pulmão. Isso se dá muito em decorrência do diagnóstico tardio. Conhecer mais sobre a doença e seus sintomas e, claro, fazer o check-up anual são essenciais para manter a saúde em dia. Nessa postagem iremos falar sobre os sintomas do câncer de próstata. Confira!

Alterações urinárias

A próstata é uma glândula que envolve a porção inicial da uretra, que é o canal da urina. Está localizada em frente ao reto (porção final do intestino grosso) e abaixo da bexiga.

Portanto, com o crescimento do tumor, o jato de urina fica mais fraco, a micção é feita em gotas ou em jatos (dois tempos) e é preciso fazer força para manter o jato de urina. Depois de urinar, o homem fica com a sensação de que a bexiga não esvaziou completamente.

Ao passar do tempo, novos sintomas aparecem e merecem atenção

À medida que o tumor continua crescendo. Pode ocorrer dor na coluna lombar, dor pélvica, presença de sangue na urina, insuficiência renal, inchaço no saco escrotal e nas pernas.

Dor nos ossos

A dor nos ossos é sentida principalmente no quadril, na coluna e nas costelas e está associada ao alastramento do câncer ao tecido ósseo. Dor durante a passagem da urina, ao ejacular ou nos testículos é rara.

Cuidado com a progressão da doença

Poucos quadros apresentam o desenvolvimento rápido e agressivo da doença, pois na maioria das vezes, o tumor cresce de forma lenta e assintomática. Muitas vezes, os pacientes, incluindo os jovens, morrem por causas diversas e somente após o óbito se descobre o câncer.

Qual o maior fator de risco?

A idade! A idade do paciente é considerada como um fator principal de risco, ou seja, quanto mais velho, maior o risco. O câncer de próstata é raro em homens com menos de 45 anos e mais comum em quem tem mais de 50 anos.

Você já sabia desses sinais e sintomas? Sente ou conhece alguém que sofre com eles? Atente-se!

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

You may also like