Xerostomia: entenda os riscos para a terceira idade

By

Você já conhece os problemas causados pela boca seca, ou Xerostomia? Essa doença bucal, quando não tratada, pode causar sérios danos ao idoso. Isso porque ela afeta tanto a mastigação quanto a estrutura do dente do paciente.

Apesar de existir tratamento, a melhor forma de evitar a evolução desse problema bucal é investir na prevenção. Para tanto, o idoso deve ser acompanhado continuamente por uma equipe de profissionais capacitada.

Diante da gravidade desse tipo de doença bucal nos pacientes idoso, ao longo deste post iremos apresentar mais informações sobre esse problema. Aqui, você poderá saber o que é a Xerostomia quais são os danos causados por ela. Confira:

O que é a Xerostomia?

A Xerostomia, também conhecida como boca seca, é um sintoma da falta ou redução da produção de saliva feita pelas glândulas salivares. Normalmente, essa sensação pode ser provocada por fatores diversos, que vão desde longos períodos de fala ou até mesmo por doenças como a Diabetes Melitus.

Esse sintoma atinge diretamente pessoas idosas, estressadas ou que fazem tratamentos com uso constante de medicamentos. Mas de modo geral, os idosos são um dos grupos que apresentam mais problemas com a boca seca.

Quais são os problemas causados pela Xerostomia?

A boca seca é um problema bucal que atinge principalmente aos idosos, uma vez que devido a idade, sofrem com a diminuição da produção de saliva. Como consequência, eles precisam conviver com uma série de problemas causados pela boca seca Xerostomia e que afetam a sua saúde bucal.

Dificuldade de mastigar

A dificuldade de mastigação e deglutição são algumas das principais queixas dos pacientes idosos que sofrem com esse problema bucal. Isso não só gera um grande desconforto na hora de se alimentar, como também prejudica diretamente a digestão adequada dos alimentos.

Em alguns casos, os pacientes chegam a relatar que pedaços de comida ficam presos na mucosa bucal durante o processo de mastigação e deglutição. Nesses casos, o início de um tratamento adequado se torna primordial para a recuperação da saúde do idoso.

Candidíase bucal

A candidíase bucal é um dos problemas causados pela boca seca Xerostomia mais comuns vivenciados pelos idosos. Ele surge devido a redução do fluxo salivar provocar uma diminuição na limpeza bucal e da atividade antimicrobiana, que protege a boca da proliferação de fungos.

Como consequência, começam a surgir com frequência aftas na língua ou bochecha, sensação de ardência na garganta e na boca. Caso não seja tratado a tempo, o quadro de candidíase pode ser agravado e atingir como o esôfago.

Aparecimento de cáries

Os idosos que apresentam problemas como a Xerostomia estão mais propensos ao surgimento de cáries, sobretudo daquelas caracterizadas como radiculares e cervicais. Por isso, é de suma importância que o paciente seja acompanhado continuamente por uma equipe de profissionais bem capacitada.

Apenas assim ele poderá receber o tratamento adequado e evitar problemas bucais ainda maiores, como a perda total do dente, por exemplo. Caso isso aconteça, seria necessário recorrer ao uso de próteses fixas ou móveis para garantir a preservação da saúde bucal.

Diagnóstico

Após identificar algum dos problemas causados pela boca seca Xerostomia, é preciso ficar atento e procurar o tratamento o quanto antes, para que os efeitos desse sintoma não sejam agravados. O recomendado é buscar uma clínica odontológica especializada e de credibilidade para realizar o diagnóstico.

Geralmente, esse diagnóstico consiste na avaliação dos sinais da Xerostomia e na realização de um exame simples e indolor chamado de Sialometria. Esse último, consegue avaliar a quantidade e qualidade da saliva produzida.

Apenas assim, o profissional conseguirá identificar a principal causa da Xerostomia. Podendo indicar o tratamento ideal de acordo com as necessidades de saúde de cada paciente.

Agora que você conhece os problemas causados pela boca seca Xerostomia, não deixe de fazer o acompanhamento profissional adequado. A Implantomed conta com uma equipe altamente especializada e capacitada para fazer o diagnóstico e tratamento desse tipo de problema bucal.

Acesse o site da Clínica Odontológica Implantomed e agende agora mesmo a sua avaliação bucal. Essa é a melhor maneira de prevenir o surgimento dos diversos problemas provocados pela boca seca Xerostomia. Sem dúvida, assim será possível garantir uma boa saúde bucal.

 

Quer saber mais sobre a saúde dos idosos? Então clique aqui: http://centrape.org/blog/bem-estar

Você também pode nos contatar através de nossos canais de atendimento:

[email protected]

0800 770 9696 – Central de Atendimento 24hrs

0800 770 4747 – Ouvidoria

Acesse também: https://centrape.org/

Facebook: https://www.facebook.com/centrape

Instagram: https://www.instagram.com/centrape.aposentados/

You may also like